5 Dicas Para Ser Mais Produtivo

Algo que me perguntam frequentemente é como consigo fazer tanto em tão pouco tempo. Ao contrário do que muitos acreditam: não, não sou bruxa e não consegui fazer qualquer tipo de magia negra para que os meus dias tivessem mais do que as 24 horas dadas aos comuns mortais. 

Os meus interesses são inúmeros, e como tal tive que me especializar na arte da produtividade. Ao longo dos últimos anos, os interesses passaram a tornar-se responsabilidades significativas e tornei-me cada vez mais curiosa sobre como ser mais produtiva.

Trabalhar, fazer voluntariado e ter um negócio próprio enquanto tirava a minha licenciatura também foi algo que, sem dúvida, me ajudou muito a gerir o meu tempo da melhor maneira e a ser mais produtiva. 

Li, aprendi e testei muitas teorias e dicas e é importante saber uma coisa: não existe um teorema matemática que defina uma equação exata para a produtividade nem tenho a pretensão de ser eu a sua criadora. 

O que pretendo é partilhar algumas dicas que me ajudaram - e ajudam - para que consigam atingir o máximo do vosso potencial e ser a vossa melhor versão. Vamos a isso?

Bloqueia as distrações

Mesmo que não tenhas essa noção, interromper a tarefa que tens em mãos para responder a um e-mail, atender uma chamada ou consultar o facebook "só um bocadinho" é algo que faz com que uma tarefa de trinta minutos passe facilmente para uma hora ou uma hora e meia.

Tens dúvidas? Experimenta! Faz uma tarefa que desempenhes habitualmente, mas desliga todas as distrações - não vale fazer batota - e depois diz-me como correu.

Define prioridades

Ninguém consegue fazer tudo! Se isto não é uma verdade universal, deveria ser.  E foi algo que eu demorei muito tempo a aprender e que ainda hoje não consegui interiorizar totalmente. Temos uma quantidade de tempo e de energia limitadas, e somos nós os responsáveis por utilizar esses preciosos recursos da melhor forma. 

Na noite anterior, ou no próprio dia de manhã, despende de cinco ou dez minutos e define a lista de tarefas que tens para fazer nesse dia e organiza-as por ordem de prioridade.

O mais difícil - ou urgente - primeiro

Tens um relatório para entregar amanhã ou uma tarefa que não fazes ideia como resolver? Começa por isso! A tua cabeça está mais fresca do que vai estar no final do dia e não vais passar o dia com essa espada sobre a cabeça. 

Mais vale agarrar o touro pelos cornos e seguir em frente!

Define períodos de pausa

Lembraste de termos falado sobre termos uma quantidade de energia limitada? Pois... Essa energia precisa de ser reposta e precisamos de pausas para recuperarmos um pouco e conseguir continuar de forma eficiente.

Aqui é muito importante ser regrado e consciente. Não vamos definir 20 minutos de pausa por cada 10 minutos de trabalho, certo?

Tarefas rotineiras em períodos "mortos"

Existem sempre determinados períodos do dia em que ficamos mais molegões e com menos pedalada. Para mim esse período é após o almoço, especialmente no verão. 

Para que não se torne um completo desperdício de tempo, aproveito essa altura para fazer tarefas mais rotineiras como responder a e-mails ou devolver telefonemas. Pode também ser um bom período para planificar o dia seguinte.

Alguma dica que queiram partilhar?

Comments

  1. Para mim, acima de tudo, não posso ter distracções na minha frente. Nem comida, nem telemóveis, nem nada!

    ReplyDelete
  2. Bons conselhos. Eu preciso de ser mais produtiva, mesmo! Ahah
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ReplyDelete

Post a Comment